A Loja


Augusta Respeitável e Grande Benfeitora
Loja Simbólica Amor e Caridade - Nº 571

Fundada em 10.12.1896

Federada ao Grande Oriente do Brasil

Jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil - RS

Rito Escocês Antigo e Aceito

Rua Washington Luis, 214 - Porto Alegre
Sessões às quinta-feiras, às 20:00 h


GRANDE BENFEITORA DA ORDEM

Em sessão solene realizada no dia 30 de agosto de 2012 no Palácio Maçônico Duque de Caxias, a A∴R∴L∴S∴ Amor e Caridade IV - Nº 571 recebeu o título de GRANDE BENFEITORA DA ORDEM, entregue pelo Eminente Grão-Mestre Estadual Ir∴ Jorge Colombo Borges. Na oportunidade recebeu Moção de Gratidão e medalha comemorativa, como partícipe da construção do sucesso alcançado nos 190 anos de relevantes trabalhos ininterruptos do Grande Oriente do Brasil. Presentes à solenidade autoridades da Ordem e Irmãos de diversas Lojas.

PALAVRA DO VENERÁVEL MESTRE - GESTÃO 2023-2025

A Amor e Caridade FOI, É e  SERÁ, exclusivamente fruto da dedicação e esforço de cada Obreiro do Quadro.

Nossos trabalhos são baseados nos pilares: AMOR - CARIDADE – FRATERNIDADE – HARMONIA e RELIGIOSIODADE, sustentáculos da nossa Loja, e alicerces vigorosos ao CRESCIMENTO PESSOAL, à CULTURA MAÇÔNICA, à DISCIPLINA e ao TRABALHO.

Ressaltamos a presença ATIVA a todas as reuniões e atividades necessárias ao desenvolvimento da Loja. Devemos lembrar que faltando aos nossos compromissos, estaremos faltando com os nossos Irmãos - também assoberbados às suas atividades profanas - empenhados na formação de uma Loja. Quintas-feiras, 20h.

Pedimos que renovem, a cada instante, o seu juramento de Aprendiz, e que, unidos a um todo, tragam o seu braço forte, e, principalmente, o seu calor humano, carinho e espírito fraterno maçônico, para que, juntos, possamos sempre dizer, ao final dos trabalhos "OBRIGADO, POR MAIS UM DIA DE SATISFAÇÃO E DE APERFEIÇOAMENTO NA TRILHA DO BEM COMUM E DO SABER".

As Instruções, a cargo dos Vigilantes serão pautadas na transmissão dos conhecimentos básicos e fundamentais do Rito, específicos para cada Grau; na Postura e na Circulação em Loja; assim como através de trabalhos, que poderão ser apresentados ritualisticamente ou em “família”. Para fazer jus ao "aumento de salário", o candidato, além de cumprir as exigências do Regimento Interno, deverá ser sabatinado pela Comissão de Admissão e Graus, com a aplicação de questionários específicos, emitindo seu parecer de Ofício.

Aos Aprendizes, mais importante do que acompanhar a sessão pelo Ritual, é que a acompanhem silenciosamente, mas de ouvidos e olhos atentos à ritualística e à movimentação dos Oficiais, compondo assim, a egrégora da Loja.

Flávio Luís Rostirolla

Venerável Mestre